terça-feira, 31 de maio de 2011

Hora de realizar as tarefas: confusões, brigas... mas no fundo a gente se ama *-*

Só o segundo dia? Nossa, que início de gincana hein?!

Logo no primeiro dia o Orangotango viro Bugio. Gostar ou não aprovar? A resposta é a do meio! O clima esquentou só por causa de um macaco! Teve os que gostaram, os que não gostaram, os que riram, os que se estressaram ... Mas isso é só um jogo, jogo no qual nós 212 somos uma grupo, uma família, uma EQUIPE! Equipe onde todos terão voz e vez. Entendido turma? 

Hora então das tarefas executadas hoje...
- O desenho do mascote foi criado, e ficou muito legal *-* (Tarefa 2)
- O modelo do estandarte foi feito e será levado para aprovação de toda a turma amanhã. (Tarefa 5)
- Toda a equipe foi convidada a pensar em uma foto que representasse nosso amor pelo ambiente, e sobre um vídeo que falasse sobre sustentabilidade. (Tarefas 6 e 8).
- A equipe foi informada sobre a arrecadação de pilhas. (Tarefa 17).
- E já foram combinadas algumas coisas a respeito da caminhada da conscientização (Tarefa 20)
E que venha o dia de amanhã! ;)

Abraços do Capitão ;**



O ABC abre espaço para o Meio-Ambiente!

   É isso mesmo,  durante essa 5ª edição, a gincana estará presente também no nosso conteúdo, dentro de nossas salas de aula. Serão abordados os mais variados assuntos sobre o meio-ambiente, das mais diferentes formas, em todas as disciplinas. Física, química, inglês ... EM TUDO! 
   Métodos que praticados em casa, reduzem o desperdício, já foram trabalhos em Língua Inglesa, a partir de uma tradução de texto que nos ajuda muito a conhecer palavras novas e aprimorar cada vez mais um segundo Idioma. 
   Em Matemática, foram coletados dados e números sobre o atual cenário da contaminação ambiental e da produção de lixo, nos mostrando em números o real tamanho do problema.
  E mais assuntos virão! Estamos prontos para reverter todo o conteúdo ganho em pontos pra gincana, e em conhecimento para podermos cada vez mais fazermos nossa parte.

Por Douglas Ribas.

Alemanha avança no debate sobre energia nuclear e vai desligar todas suas unidades até 2022.


   Depois do desastre nuclear de Fukushima, no Japão, o debate sobre usinas nucleares ganhou mais força. Agora, a Alemanha anunciou o fechamento de todas suas unidades até 2022. A reunião, estabelecida para analisar a questão após o terremoto no país asiático, terminou na madrugada desta segunda (30).
   Os protestos na Alemanha começaram logo que ocorreu o tsunami, causando danos à usina de Fukushima e à população que vivia próxima. Os reatores mais antigos do país europeu, antes parados por tempo indeterminado, não serão reativados, incluindo a usina nuclear Kruemmel. Outras seis unidades serão desligadas até 2021 e mais três até um ano depois. A decisão foi anunciada pelo ministro do Meio Ambiente, Norbert Rottgen.
   Rottgen não apenas anunciou o fim das usinas, como deixou claro que "não haverá cláusula para revisão". Agora, a questão maior é pensar como repor a energia de modo sustentável, já que as usinas nucleares eram responsáveis por 23% do suprimento alemão até março deste ano, quando algumas usinas foram desligadas.
   A discussão acabou fortalecendo o Partido Verde, que venceu as eleições do começo do ano em Baden-Wuerttemberg.
   O desastre de Fukushima foi classificado no mesmo nível de Chernobil, onde um reator explodiu na década de 70, contaminando a população, os animais e o meio ambiente local.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Identificando a Equipe!

Turma: 212        Equipe: Bugio.


Descrição do animal: bugio (também conhecido por guaribabarbado ou macaco-uivador) está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba.

Alouatta guariba é a espécie de bugio que habita a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia(subespécie Alouatta guariba guariba) até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina, na região de Misiones (Subespécie Alouatta guariba clamitans). As duas subespécies constam na lista do Ibama como criticamente em perigo e vulnerável, respectivamente.
O desmatamento ameaça a sobrevivência dos bugios de diferentes maneiras. A mais evidente é a retirada da vegetação, o que restringe seus ambientes a pequenos fragmentos isolados.

Capitão: Douglas   Vice: Alessandra.


Por: Douglas Ribas

Aqui jaz um Orangotango ... e nasce um Bugio!

Dia 30 de maio de 2011, dia do lançamento da 5ª edição da Gincana Ambiental, promovida pela Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, onde o objetivo é a conscientização dos alunos para as questões ambientais. Ela envolve os alunos de 8ª série do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio, onde cada turma forma uma equipe...


Antes do início da gincana, várias dicas através do blog da escola foram dadas, e uma delas era um post que falava sobre animais em extinção, com vários links sobre os mesmos. Deveríamos anotar todos os nomes que achássemos interessantes, e um dos nomes escolhidos pela nossa equipe foi ORANGOTANGO. Estava decidido seria esse o nome perfeito! Mascote escolhido, grito de guerra feito, até o momento de recebermos a 1ª tarefa.
1ª Tarefa: Escolher um nome para equipe. Critério: nome de um ser vivo do Brasil.  
Coitado do Orangotango, teve que nascer na Indonésia. Insistimos muito, mas nada pode ser feito. O nome teve que ser alterado. É nessa hora que "morre" o Orangotango e "nasce" o Bugio.

Mas continuamos firmes nessa "guerra". Não importa, nomes ou cores, o que importa é conscientizar as pessoas, preservar o ambiente e respeitar a natureza tudo em pról de um mundo melhor.


                           por: Douglas, Alessandra e Jéssica.