A liberação de carbono na atmosfera foi a maior de todos os tempos em 2010, segundo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE). As informações são do jornal britânico 'The Guardian', que teve acesso ao documento em primeira mão.
Com essa pesquisa, a perspectiva em reduzir o aumento do aquecimento global se transforma numa utopia. A previsão era de que a crise econômica de 2008 diminuiria a emissão de gases do efeito estufa na Terra. Mas, mesmo com a crise, a emissão subiu, graças aos países em desenvolvimento, que registraram um crescimento em suas economias e, como consequência, a emissão de gases. Em torno de 75% desse aumento veio de países em desenvolvimento, já que as economias emergentes estão resistindo à crise econômica de 2008.
Os países que mais emitiram gases foram a China e a Índia, graças ao enorme crescimento de suas economias nos últimos anos. Entretanto, o aumento per capita de emissões de gases ficou em 10 toneladas por pessoa na média mundial, enquanto China apresentou 5,8 toneladas e Índia, 1,5 tonelada.
Projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas apontam que, nessa velocidade, até 2100 a Terra aumentará sua temperatura em quatro graus. Esse aumento é extremamente preocupante para a humanidade, pois pode causar sérios problemas geográficos e globais, inclusive acabando com a vida e o sustento de milhões de pessoas em todo o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário