segunda-feira, 20 de junho de 2011

Madeira apreendida no Pará vira matéria-prima de aula de marcenaria para presidiários.

   
  O que acontece com a madeira ilegal que é cortada de nossas florestas? Já que ela é ilegal, não pode ser vendida. Mas o Ibama, que apreendeu o equivalente a três caminhões cheios de madeira serrada no Pará, resolveu doar o produto para que jovens presidiários tenham aula de marcenaria. 
Os 63 metros cúbicos de madeira apreendia foram enviados ao Projeto Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), desenvolvido em prisões do Pará. O produto florestal, que seria destruído, foi entregue à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado e será usado para implantar marcenarias em três unidades prisionais - Marituba, Santa Isabel e Belém.
     De acordo com o próprio Ibama, a madeira doada vai dar a oportunidade para que 82 presos, entre 18 anos e 29 anos, tenham aulas de marcenaria na prisão, uma forma de qualificação profissional. A madeira destinada à ação social estava em poder do instituto em razão das ações da operação Delta, ocorrida em maio de 2010.
Além da qualificação profissional, os presos que se enquadram no Projovem também recebem formação supletiva do Ensino Fundamental. Desde 2009, o projeto desenvolve atividades de ressocialização em seis casas penais do Pará.





                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário