domingo, 19 de junho de 2011

Ranking de risco indica países mais expostos a catástrofes naturais..

Terremoto e tsunami devastaram parte do Japão.

Criado pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas, índice alia exposição a acidentes naturais e aspectos humanos. Brasil é considerado país que oferece pouco perigo.


Pequenas, idílicas e desprotegidas: Vanatu e Tonga, ilhas localizadas no Pacífico, são também os dois países mais expostos ao risco de acidentes naturais trazido pelas mudanças do clima. O dado consta no novo Relatório de Risco Mundial, um índice criado pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança Humana da Universidade das Nações Unidas, apresentando em Bonn nesta quarta-feira (15/06).
 O estudo analisou 173 países e considerou aspectos ambientais e humanos, como exposição a catástrofes naturais provocadas pelo clima e vulnerabilidade social. O índice também avaliou fatores econômicos, assim como aspectos governamentais, todos considerados decisivos para evitar que um evento natural, como terremoto ou enchente, se transforme numa catástrofe.
 Segundo o ranking, as Filipinas são o terceiro país com risco mais elevado. Já a ilha de Malta e o Catar aparecem como locais menos expostos ao perigo. Numa escala de cinco níveis que vai de risco "muito elevado" (grau 5) a "muito baixo" (grau 1), a situação no Brasil é tida como de pouco perigo – grau 4. Já os demais países da América Latina foram classificados como nações que oferecem risco "muito elevado" ou "elevado".

Fernanda A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário