sábado, 25 de junho de 2011

Hora de dizer adeus?!

   Quem diria, que já passou, que está quase acabando, que faltam poucos dias, depois não nos estressaremos mais, voltaremos a nossa rotina, talvez nossas casas estarão mais vazias, mais livres de pilhas e pilhas de material coletado... Será que não olharei mais para as lixeiras, atrás de garrafas e papelões no caminho de volta para casa?! Seria hora de nos despedirmos de uma lembrança tão boa?!
     Nossa parece que foi ontem, estava no 1° ano do ensino médio, a gincana voltara depois de um ano, a querida e inesquecível IMPAKTO foi criada, eu me tornava capitão,o nosso orgulho, o nosso trabalho tão especial, a nossa vontade incessante de vitória, as nossas 9 vezes em liderança totalmente isolada nas parciais... uma competição tão saudável! SAUDÁVEL? A equipe mais chata, o capitão mais enjoado e entrometido, o "puxa-saco"... Brigas, me metia em todas, companheirismo com outras turmas, respeito por elas, não sabia o que era isso! Depois de tantas e tantas glórias o resultado veio, o grito de é campeão estava ensaiado, recebíamos o apoio de todos, todos esperando a primeira colocação; a cada lugar anunciado no dia da premiação era um alívio de ainda estarmos vivos: 6°, 5°, 4° NATURATION (não lembro se era assim que se escrevia) nossos maiores rivais! Ofensas, palavrões, discussões muito acaloradas. Sim, eu estava feliz por eles estarem naquela posição... e o 3° lugar foi anunciado! Sobraram Reflorestadores e Impakto! Pronto. A vitória era certa, já cantávamos vitória, comemorávamos entre si, quando aquele dia se tornará o pior da minha vida. O AMARGO 2° LUGAR! Como assim? de 10 parciais, 9 éramos lideres isolados, extremamente isolados. Como isso foi acontecer?! Como perdemos?! Foto de 2° lugar? NUNCA EXISTIU! Nos recusamos, não queríamos nenhuma lembrança daquilo que nos machucou muito. Depois de tanto esforço, de tanta glória, um 2° lugar? Não, não queríamos nunca mais saber disso! E depois da gincana ?? A vergonha pelas brigas, o arrependimento por causa das discussões, não éramos uma turma bem vista... Mas um dia as coisas tem, devem mudar! Pouco tempo depois uma grande surpresa! Os da naturation (já anunciada nossa maior rival) me deram uma grande, mas grande lição! Antes não podíamos nos ver pela frente, depois até agora não nos largamos mais. Ernani, Cristhian, Daniel... Grandes amigos, é as coisas mudam, até minha mãe gosta deles ¬¬' Ernani, o idiota que me ameaçará de "espancamento", se torna uma pessoa muito especial :D ' Daniel, o meu colega, o meu trio nos trabalhos, nas fulias, nas incomodações nas brincadeiras. Cristhian, o cara mais louco que se possa existir. Porque brigar, se pode-se conversar?
     Voltando a gincana ... 2011 chegou, uma missão ainda não completada? Uma coisa mal terminada? Não tínhamos a mesma vontade de competir... Eu me tornará capitão novamente, prometemos em sala que a paz entre todos, seria nosso lema. O nome decidido: Orangotango, nada substituiria a impakto, mas era uma coisa que agradava a todos. NOME NEGADO! Briga com a coordenação logo no primeiro dia! Será que seriamos os mesmos do ano anterior? Não, tentaríamos ser diferentes. O nome se tornou brasileiro e se transformou em Bugio! Gostar ou não gostar, querer ou não querer? Como o ser humano é um bicho difícil! O início mais difícil de todos, a  turma entrará em guerra entre si mesma, as opiniões não batiam, a vontade não existia, mas eu não deixava o fogo morrer, eu teria vontade de "vingar" a minha impakto... desculpa, a nossa Bugio! Os resultados conseguidos por poucos, começaram a alcançar sucesso, mas com a colaboração de poucos, a primeira posição estava alcançada, e cada vez mais alunos estavam comprometidos... PRONTO! a união da antiga impakto voltará...bugio, o primeiro lugar foi se tornando só nosso, cada vez mais longe, cada vez mais longe... As outras equipes sem ânimo, sem vontade, o sucesso dos outros era motivo de desistir, de achar, com certeza não vou conseguir, com certeza, eles irão ganhar... esse ano não brigamos com ninguém! Alcançamos nosso objetivo inicial! A caminhada da conscientização chegou, deveríamos impressionar mais do que no ano interior, quando ganhamos destaque, foi aí que montamos nosso forte exército, destaques novamente, elogios de colegas de outras equipes, elogios de professores, elogios de pais, o primeiro lugar na parcial era nosso! Muitos desistindo, desanimando... Nós, BUGIO, estamos cientes, que a batalha está ganha, mas a GUERRA ainda NÃO ESTÁ DECIDIDA! TODOS tem chances de ganhar, vocês sabiam que os campeões do ano passado, Reflorestadores, estavam na quinta ou na quarta posição quando ganharam? Pois é, a tarefa dos materiais recicláveis é a decisão, só depois disso, que a vitória é realmente carimbada, eu veterano em gincanas posso afirmar:

"DESISTIR NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO! TODOS TEM CHANCE E CAPACIDADE! TUDO DEPENDE DA VONTADE, DA PACIÊNCIA, DO RESPEITO E DA ATITUDE E DA ESPERTEZA DE CADA UM! SÓ PRECISAMOS DE UNIÃO E APOIO DE TODOS, OU DA MAIORIA!"

Boa sorte a todos, são os votos do capitão da eterna Impakto e da já inesquecível Bugio, Douglas Ribas.

Um comentário:

  1. Excelente texto , declaração importante para a gincana e para todos os seus integrantes.

    ResponderExcluir